Conheça a cidade e o que fazer em Petrópolis

O inverno está chegando, e com ele a vontade de viajar para um lugar aconchegante e quentinho.  Pensando nisso queremos que você fique por dentro de tudo o que fazer em Petrópolis, a mais famosa serra fluminense.

Conhecida como a cidade Imperial, Petrópolis é a mais famosa das cidades serranas fluminenses, e geralmente escolhidas para um bate volta saindo do Rio de Janeiro. Ela foi fundada pelo imperados Dom Pedro II e batiza pela junção os nomes em latim Pedro + cidade (Petrus + Pólis).

Ainda na época de sua colonização, recebeu Italianos e principalmente Alemães, o que explica suas construções com fortes influências alemãs, e arquitetura européia dentro da cidade. Dessa maneira se tornou o lugar lindo que é hoje em dia.

Conheça a cidade e o que fazer em Petrópolis

Do capital carioca até Petrópolis existem apenas 66 quilômetros de distâncias, menos de 1 hora de subida na serra. Se o trajeto for feito de ônibus a viagem dura cerca de 1h e 30 minutos, com custo de 20,00 reais.

Para aqueles que desejam fazer um bate e volta, o ideal é chegar bem cedo para aproveitar o dia todo em Petrópolis, já que a cidade conta com diversos pontos turísticos. Se o passei for mais longo, procure pesquisar com antecedência a agenda cultura da cidade, que costuma ser bem movimentada.

  • Museu Imperial

Dentre o que fazer em Petrópolis, encantar-se com o museu imperial é uma delas. O cartão postal da cidade é repleto de jardins e árvores, planta de diversas espécies então não tenha pressa.

O passeio começa quando o visitante recebe um par de pantufas para poder circular pelo palácio de estilo neoclássico, sem correr nenhum risco de arranhar o piso imperial. Um guia eletrônico é uma boa opção para quem quer melhor interagir com a rica coleção do palácio.

Mobília de mogno, copos de cristal, louças e talhares finos são aspectos importantes das salas de jantar e estar da casa. Entre os espaços, a peça principal do grande acervo da monarquia é a coroa de D. Pedro II, com 639 brilhantes e 77 pérolas.

Para finalizar o passeio, se o dia escolhido for entre quinta-feira ou sábado não deixe de conferir o espetáculo Som e Luz que acontece dentro do palácio à noite.

  • Palácio Quitandinha

Construído em 1944, tinha o intuito de ser o maior hotel cassino da América do Sul, que funciona hoje em dia como pólo do Sesc Rio para diversas atividades de cultura e lazer. Vale à pena visitar e ter a dimensão de grandiosidade do lugar, que já chegou a ser palco de concursos de Miss Brasil.

Em dias ensolarados o palácio também conta com passeio de pedalinho no lago que fica em frente, e no seu interior ainda funciona um boliche.

  • Tour da cerveja

No meio do que fazer em Petrópolis, existe a frabrica de cerveja Itaipava, uma das mais modernas do país em funcionamento. Uma máquina sozinha é capaz de envasar 120 mil latas do produto por hora.

É possível conhecer de perto todo o processo de fabricação, matéria prima e produto final. No final do passei há uma degustação de cerveja e uma loja da empresa para adquirir quaisquer produtos que tenham te interessado.

  • Catedral

A catedral de Petrópolis é dedicada a São Pedro de Alcântara, conhecido como padroeiro da monarquia brasileira. Sua construção é de 1884 e tem um estilo mais neogótico.

Dentro dela fica o Mausoléu Imperial que abriga os restos mortais de Dom Pedro II Princesa Isabel dentre outros monarcas. Os belos vitrais que a catedral abriga são espetáculos a parte. A entrada é gratuita.

De frente para a catedral também existe a cada da Princesa Isabel, infelizmente fechada ao público, porém sua fachada pode ser observada.

Se você tem interesse de viajar para Petrópolis não deixe de conferir esses pontos turísticos incríveis, e programe um roteiro turístico pela cidade fluminense. Promoções de passagens aéreas para Petrópolis estão disponíveis para você.

Aumentar seu repertório cultural sempre é uma coisa importante, além de conhecer lugares novos e relaxar, você também pode aprender ainda mais sobre a vasta cultura do nosso país. Descubra agora tudo o que fazer em Petrópolis e programa sua próxima aventura.

Veja Também:

  • Deixe um Comentário