Principais dicas do que fazer em Lençóis Maranhenses

Os ‘lençóis maranhenses’ está mesmo em alta! Recentemente o número de turistas visitando o local praticamente triplicou; isso porque as pessoas estão cada vez mais tendo acesso ao rico turismo brasileiro.

E não é a toa que o local vem ganhando tanta popularidade, a paisagem e as atrações por aqui a cada nova lagoa que aparece ao meio das dunas, é algo realmente surpreendente.

São poucos os cenários em todo mundo que podem se comparar com esse local!

E se você está pensando em incluir o destino no seu próximo roteiro está na hora de conferir as dicas do que fazer no local!

 

1 – O que são os lençóis maranhenses e como chegar?

Como o destino está popular por agora nem todo mundo sabe detalhes sobre o local! Os lençóis maranhenses são uma região onde você pode encontrar dunas, mangues, rios e lagoas que são formadas pela água das chuvas!

Por isso tudo que você vai ver por aqui é algo totalmente único. Muitas pessoas não sabem, mas o local está localizado no noroeste do estado do Maranhão, cerca de 250 km da capital São Luís.

As principais maneiras de entrar na região são pelas Barreirinhas, e por Santo Amaro do Maranhão, por isso, o aeroporto para quem deseja chegar até o local é o de São Luís. Depois será necessário de mais um transporte para chegar ao local.

 

2 – Quando marcar sua viagem para os lençóis maranhenses?

 Como uma das principais atrações do local temos as lagoas de água doce que se enchem em época de chuva, por isso o ideal para visitar o local é pegar as lagoas cheias.

A temporada de chuva por aqui é entre os meses de Janeiro a Junho, e quanto mais chuvas o ano proporciona para o local, mais cheias as lagoas ficam! Por isso, a partir de Junho até Agosto são boas épocas para aproveitar dias de sol, com as lagoas do local cheias.

 

3 – Lagoas de água doce

 Há inúmeras lagoas de água doce por aqui, e quem as vê pode até achar que são todas iguais, mas na verdade não são! E o passeio para cada uma delas é bem válido.

Algumas lagoas tem nome, enquanto outras não, na verdade são tantas que eles acabam perdendo esse tipo de controle.

E não há uma lagoa mais famosa do que outra para visitação, isso porque de um ano pra outro elas podem simplesmente desaparecer! Por isso se alguém te indicar visitar a lagoa X você pode nem mesmo a encontrar na época do passeio.

Para ver com seus próprios olhos quais são as mais belas, o ideal é investir nos mais variados passeios, as agências pelo local prestam mais ou menos o mesmo tipo de serviço.

Entre os passeios famosos podem indicar: ‘’Lagoa Azul e Lagoa Bonita’’ ‘’Lagoa da Betânia’’ ‘’Lagoa da Andorinha’’ entre outras! Você pode também pedir indicações dos mais bonitos para a agência que fechar o passeio.

A nossa dica por aqui é investir o máximo nesses passeios, todos eles são surpreendentes, e imperdíveis.

Esses passeios costuma acontecer em veículos no estilo 4 x 4, porém com traseiras adaptadas para levar cerca de 12 pessoas por passeio, a média de preço desse passeio até as lagoas é entre 60 a 120 reais, depende do local que você viajar, do tempo do passeio, da duração do mesmo, e etc.

Por exemplo, é possível encontrar passeios tanto com duração de meio dia, quanto com duração de um dia inteiro que vai incluir até mesmo um pôr do sol.

Geralmente o passeio inclui paradas para banho! O ideal é conferir o roteiro da agência, e como já mencionamos não costuma ter grandes diferenças entre uma e outra.

 

4 – Circuito lagoa azul x circuito lagoa bonita

 Nem todo mundo vai com tempo ou mesmo dinheiro para realizar os dois passeios, e por isso escolher entre um desses dois se torna necessário!

Tudo vai depender do período do ano que você for, infelizmente as coisas por aqui funcionam dessa forma, muitas vezes podemos indicar mas, chegar na hora o outro circuito está melhor para visitação, por exemplo.

Mas para visualizar melhor no circuito lagoa bonita há diversas pequenas lagoas que são lindas, e as dunas também fazem valer muito o passeio! Os visitantes podem subir a dura para o ponto mais alto do parque nacional, e a paisagem é mesmo de tirar o fôlego, tudo isso faz do passeio algo único.

Já quem faz o passeio no circuito Lagoa Azul conta com lagoas mais limitadas, as porções de água entre uma e outra vai depender mais do quanto choveu, por exemplo.

 

5 – Atins

 Quando falamos sobre Atins estamos falando sobre a base mais descola dos lençóis maranhenses, o local é bem conhecido graças a prática de kitesurfe, e por isso é um dos pontos altos para os atletas.

Mas o local também se destaca por possuir diversas pousadinhas bem charmosas, com praia e lagoa no mesmo local, por isso o passeio até aqui vale muito a pena.

Além do passeio 4 x 4 que comentamos, quem visitar o local tem mais possibilidade, é possível explorar até mesmo o local a pé, ter mais contato com a natureza, ou mesmo relaxar.

A praia que não se pode deixar de conhecer por aqui é chamada de Canto de Atins, entre os taques também estão a Lagoa da Capivara, Lagoa das Setes Mulheres e Lagoa Tropical.

Como podemos ver o local é perfeito para quem deseja fazer passeios, ter maior contato com a natureza e tudo isso com vistas incríveis! Como já mencionamos tudo que é encontrado por aqui dificilmente vai ser encontrado em qualquer outro lugar do mundo, e isso faz a viagem ser tão especial.

Temos certeza que depois desse artigo você já deve estar planejando a sua viagem para conhecer os lençóis maranhenses e todas essas lagoas citadas! Se você gostou continue em nosso site para conferir muito mais dicas!

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Lugares que você não pode deixar de ir em Porto Alegre

6 lugares bacanas para conhecer em Trancoso