6 lugares para conhecer em Salvador

Salvador é conhecido como a cidade das cores, o que não falta lá são encantos, axé e diversão. Por muitos motivos a cidade da Bahia vem sendo ponto carimbado na agenda de quem gosta de viajar. Para aproveitar essas experiências selecionas os lugares para conhecer em Salvador que todo mundo precisa saber.

Aqui nessa terra se misturam a história, natureza, fé e diversão, o que fazem dos roteiros de Salvador um dos mais completos e distintos para os turistas. Nas cidades Altas ou Baixas, os atrativos são surpreendentes o ano todo.

São as igrejas no pelourinho, o acarajé no Rio Vermelho, a lavagem e confecção de fitinhas do Bonfim, as praias e baladas em ambientes rústicos do Litoral Norte, e no verão ainda se preenche com as festas de rua e muito Carnaval espalhado.

Descubra 6 incríveis lugares para conhecer em Salvador

  1. Pelourinho

Com certeza nenhum outro lugar reflete a alma Baiana como o Pelourinho. Considerado um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, esse bairro localizado na cidade alta tem mais de 800 casarões do século XVII e XVIII.

Esse bairro histórico merece uma visita especial por parte dos turistas na terça-feira. É nesse dia que uma missa ao som de batuques pode ser vista na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, além da riqueza histórica e artesanal do local.

No verão essa terça-feira ainda tem apresentações do Olodum e de várias bandas percussionistas pelas escadarias e largos do Pelourinho. Para quem gosta de um agito, a Rua de Santo Antônio é o canal, da pra apreciar um lindo pôr do sol e curtir os bares ali instalados.

  1. Festa do Lago

Entre os meses de dezembro a fevereiro, Salvador ganha à energia especial das festas religiosas. Conhecidas como Festas de Largo, elas concentram missas, procissões e animação. A temporada é aberta com a festa de Santa Barbara, que tem distribuição de guisado de quiabo e camarão, o Caruru.

Nesse mesmo ritmo a lavagem do Bonfim leve multidões atrás das baianas. As festividades acabam no dia de Iemanjá, um pré-carnaval para muitos, que toma conta das ruas do Rio Vermelho logo depois da entrega de oferendas.

  1. Museu de Arte Moderna da Bahia

Um dos lugares para conhecer em Salvador é o Museu de Arte Moderna, ou Solar do Unhão que o abriga. Um dos mais belos conjuntos arquitetônicos ás margens da Baía de Todos os Santos, reuni mais de duas mil obras de arte, com pintores como Tarsila do Amaral e Portinari.

Reformado em 1962, seu jardim foi transformado em Parque das Esculturas. O píer ganhou um restaurante com mesas ao ar livre, considerado um dos melhores pontos da cidade para ver o pôr do sol.

  1. Igreja do Bonfim

A igreja do Bonfim pode não ser a mais bonita, mas com certeza é a mais famosa de Salvador, por sua tradicional lavagem do Bonfim, comemoração marcada pelas baianas jogando água na escadaria do templo, que dura o dia todo.

A origem das fitinhas do Senhor do Bonfim remete a tradição de mais de 200 anos, que um tesoureiro tinha o hábito de usar uma fita amarada no punho, com o comprimento do braço direito da imagem do Senhor Bonfim. Daí nasceu os famosos três pedidos da pulseira.

  1. Elevador Lacerda

A maneira mais tradicional de circular entre a alta e baixa cidade é através desse marco na capital baiana. Com 72 metros de altura, ele liga a Praça Tomé de Souza (parte alta) à Praça Cairu, onde fica o Mercado Modelo.

São quatro cabines que transportam em média 20 mil pessoas por dia, em uma viagem de 30 segundos aproximados. Esse sim é um dos principais lugares para conhecer em Salvador.

  1. Balé folclórico

A companhia profissional de dança folclórica faz recorrentes espetáculos no Teatro Miguel Santana, que fica no Pelourinho. No repertório, variados números do folclore brasileiro são exibidos.  As apresentações acontecem de segunda á sábado, às 20h.

A cidade com certeza é uma cidade que não deixa a desejar em nenhum aspecto, por isso não deixe de confere rir esses 6 lugares para conhecer em Salvador. Confira as passagens aéreas mais baratas para Salvador e viaje para a Bahia.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

5 lugares para você visitar em Ilhabela

7 lugares incríveis para visitar em Paraty