Lugares que você não pode deixar de ir em Porto Alegre

Podemos dizer que para quem curte fazer turismo no Brasil, Porto Alegre é um daqueles locais clássicos que não podem faltar na lista de ninguém! E o que não falta por aqui é o que fazer, já que é possível passear pelo centro histórico, assistir pôr do sol, passear pelo parque da Redenção, ou mesmo escolher um restaurante para comer o típico churrasco gaúcho.

Por aqui opções é o que não faltam! E para te ajudar a montar o seu roteiro de viagem o nosso artigo de hoje trouxe os lugares que você não pode deixar de ir quando visitar Porto Alegre.

 

1 – Conhecer o centro histórico

 Passear pelo centro histórico é bem gostoso, e além disso você já vai estar perto de boa parte das principais atrações do local. Como por exemplo, o mercado público, o museu de arte do Rio Grande do Sul, a rua da Praia, entre tantas outras coisas. Por isso, reserve um tempo para conhecer e explorar o local com calma.

Podemos destacar ainda a casa cultural Mario Quintana, que serviu como casa para o poeta, e hoje é um centro cultural que vale a visita! E claro, há a famosa praça da Matriz, onde há diversos prédios interessantes, e a Catedral Metropolitana da cidade.

Tudo isso pode ser feito a pé! E para quem desejar é possível fazer um tour guiado que ocorre somente aos sábados! É uma caminhada de duas horas onde os visitantes vão conhecendo cada ponto do bairro, o melhor é que não é pago nada por isso! É uma boa forma de conhecer a fundo a cidade e sua história, se você passar um sábado por aqui com certeza deve reservar esse passeio na agenda.

E pra quem não curte muito andar é possível conhecer o centro histórico pela linha turismo, um ônibus de dois andares que tem a parte superior aberta e que vai passando pelos principais pontos da cidade! O passeio é pago, 25 reais aos dias de semana, e 30 reais aos finais de semana.

O local é que o visitante pode ir parando até 6 vezes nos locais onde ele quer conhecer melhor.

 

2 – Visitar o mercado público

 Desde que foi inaugurado lá em 1869 o local continue sendo um dos principais pontos de compra por aqui, principalmente quando o assunto é comida.

O legal do local é que o visitante vai ter contato com os produtos tradicionais, como charque, erva mate e outros! Local perfeito para comprar aquela lembrancinha antes de ir embora.

Além disso, o local conta com diversos restaurantes, é possível encontrar para todos os gostos por aqui, desde comida japonesa até o famoso prato feito.

 

3 – Visitar a casa de cultura Mario Quintana

 Já comentamos por cima dessa atração, mas é tão imperdível que achamos que merece um tópico explicando melhor!

Por aqui é possível ver ainda os pertences do escritor em seu antigo quarto, o resto são salas de estudo, bibliotecas, e afins! Tem até mesmo sala de cinema e um jardim!

Os visitantes não podem deixar de ir para o último andar, onde é possível tomar um café com uma vista do Guaíba! Um bom local para fazer aquela parada antes de voltar a andar pelo centro histórico.

 

4 – Passear pela orla de Guaíba e assistir o pôr do sol

 Com certeza uma das coisas mais legais da cidade é que os próprios gaúchos apreciam bastante esse local, e não poderia ser diferente, realmente o pôr do sol por aqui é muito bonito!

Se a sua visita for no final de semana com certeza você vai ver diversas pessoas com o seu chimarrão esperando que o sol desapareça por completo! Um local bem frequentado pelos locais, e que os turistas não se arrependem de conhecer.

E chegue um pouco antes para dar tempo de passear pela orla e aproveitar o centro cultural do Gasômetro. Nos finais de semana o local conta com feirinhas, músicas, food trucks e afins! É possível ainda alugar uma bicicleta para percorrer a orla.

 

5 – Visitar o museu Iberê Camargo

 Aqui temos um local onde os apaixonados por arquitetura vão gostar bastante, o local foi projetado por um famoso arquiteto português (Álvaro Siza) e o local conta com obras do artista plástico gaúcho Iberê Camargo.

O passeio é válido para quem gosta de ter acesso a arte moderna, e há sempre exposições acontecendo no local! É possível contar com um café no primeiro andar, que proporciona uma ótima vista, local perfeito para dar aquela parada ao final da tarde e recarregar as energias para continuar turistando.

 

6 – Feira do Brique

 Essa feira fica no famoso parque da redenção. O parque por si só é um passeio imperdível, o visitante vai poder ter um contato maior com a natureza, se desligar daquela sensação de capital e curtir ao meio de tantas árvores (na primavera elas ficam coloridas e ainda mais bonitas).

E não vai ser difícil ver pessoas esticadas no gramado do local, cachorros passeando, crianças brincando e afins! Para quem vai com a família é um passeio imperdível.

Mas no domingo o local ganha ainda outro cor com a feira Brique! Ela é a mais famosa da cidade, e você vai encontrar diversos itens de artesanato e também antiguidades por aqui. Com certeza vai se encantar.

 

7 – Lanchar na lancheria do parque

 E para quem passar pela redenção não pode deixar de conhecer a lancheria do parque! Você vai se sentir um típico morador por aqui, o local reúne pessoas de todos os estilos, é possível ter mais contato com a população local enquanto eles estão lendo um jornal e tomando o seu café!

Como podemos ver, Porto Alegre é uma grande capital onde há muito o que fazer e explorar! Entrar em contato com a cultura e a culinária do local são pontos imperdíveis na visita por aqui.

E se você gostou do nosso artigo de hoje continue em nosso site e confira muito mais.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Conheça as melhores opções de passeios em Maceió

Principais dicas do que fazer em Lençóis Maranhenses