6 lugares bacanas para conhecer em Trancoso

Trancoso foi fundada pelos jesuítas em 1563, para proteger os índios contra os colonialistas portugueses. Atualmente, este lugar traz uma verdadeira paz, encorajando você apenas a relaxar e não fazer mais nada.

No sul da Bahia, no litoral, este é um lugar, que parece ter saído de um desenho. Trancoso possui muita vida e belas praias. É um lugar, nos dias tranquilos de julho e agosto, que convida a tomar uma cerveja ou uma caipirinha bem batida, sentado uma poltrona de madeira patinada. Um verdadeiro sonho, principalmente para aqueles que enfrentam uma rotina pesada diariamente.

Ao anoitecer, há um pequeno pico de atividade. Os meninos locais jogam futebol descalço. Um ar de samba às vezes se eleva para o céu. Os terraços enchem-se um pouco, no caminho de volta da praia.

Seja bem-vindo a Trancoso. Aqui se encontram os hippies e os artistas que dão o caráter e a atmosfera ao clima local. Essa mistura parece não existir em nenhum outro lugar. Trancoso é realmente um lugar único no Brasil.

Desta forma, no artigo de hoje, vamos falar sobre 6 lugares que você não pode deixar de conhecer neste paraíso.

Vegetações e propriedades rurais

Trancoso está localizado no estado da Bahia ao sul da cidade de Porto Seguro, um Brasil descoberto por Pedro Álvares Cabral em 1500. Estamos nos aproximando do que pode ser considerado como o limite sul do Nordeste.

Mais abaixo, o Rio de Janeiro fica a apenas 1000 quilômetros de distância, o que significa uma curta distância pelo Brasil! Todo o litoral, um trecho muito estreito de mais de 2.500 quilômetros de Natal ao Rio, apresenta este clima úmido tropical litorâneo.

As temperaturas médias permanecem mais ou menos as mesmas ao longo do ano todo, entre 25 e 30 graus. Desta forma, encontre o clima essencial na descrição feita no destino Salvador da Bahia.

Em Trancoso, os habitantes são ainda mais afortunados do que os de Salvador, porque banhados de sol dois terços do ano. O clima é agradável e relaxante, com alguns pequenos aguaceiros que são sempre bem-vindos para refrescar e colorir o tapete de várias vegetações e variedades.

Praias

Uma praia paradisíaca, o oceano azul, a areia branca, uma densa floresta chamada Mata Atlântica que torna Trancoso não tão fácil de acessar.

E é por isso que essa aldeia de quase mil habitantes é uma verdadeira joia escondida no sul da Bahia, longe do turismo de massa e ciosamente preservada por seus habitantes privilegiados como por quem a descobre.

Esta pequena vila do século XVI permaneceu virtualmente isolada do resto do mundo por 500 anos. Havia apenas cerca de cinquenta famílias em 1978, muitas das quais tinham saído na época para encontrar trabalho em outro lugar.

A eletricidade chegou apenas em 1982, quando Trancoso foi redescoberto por um grupo de hippies que imediatamente perceberam o potencial dessa pequena praça esquecida.

Hoje a vila é uma joia valorizada pelos fãs de charme de alto nível para o brasileiro. Você vai encontrar entre as pousadas mais requintadas do Brasil, restaurantes, lojas e oficinas de arte que mantiveram a sedutora simplicidade brasileira.

Seu renome mundial adquirido pela visita de ilustres artistas não alterou o que faz sua alma e seu encanto. Parece não haver outro lugar onde os hippies, os artistas, os ricos, os menos afluentes, os turistas e os habitantes locais se misturem tão perfeitamente.

Aqui todo mundo é igual ao outro, todos são bem-vindos e cada indivíduo tem seu lugar em toda harmonia.

Caraíva

Quem decide ir a Trancoso deve visitar Caraíva, uma pequena vila à beira-mar a cerca de 2 horas de carro mais ao sul. De Trancoso, pegue uma estrada de terra que leva você para a floresta e atravesse pequenas pontes de madeira que somente pessoas locais usam.

Você se mistura a esta paisagem com a curiosa sensação de ser um com uma natureza ainda exótica e exuberante.

Uma imersão onde há pouca chance de você ser perturbado por outros viajantes. Então você tem que atravessar um rio com uma pequena canoa para chegar ao coração da pequena vila de pescadores de Caraíva. Bem-vindo ao paraíso!

O contraste com Trancoso é óbvio: Menos chique, menos colorido, menos luxuoso. Mas mesmo assim, há um charme e uma atmosfera incrível.

Esta fórmula de estadia em Trancoso e Caraíva forma a combinação ideal para quem busca o descanso, a tranquilidade e a impregnação da beleza natural brasileira.

Circuitos itinerantes

Existem uma interessante forma de conhecer este paraíso.  Para isso, é necessário fazer Trancoso em um circuito itinerante, que começa em Salvador, para desfrutar de toda a sua riqueza cultural e histórica.

Após isso, você deve seguir viagem, pelas mais belas praias do estado da Bahia talvez até mesmo o Brasil, como Boipeba, Barra Grande, Itacaré, Canavieiras, St Andrew e Caraíva. Vale destacar a parada obrigatória no Parque Nacional de Abrolhos.

Este é o único lugar no Brasil onde as baleias podem ser vistas de perto. Este parque também é um paraíso para mergulhadores e para snorkeling. O site é famoso pelos seus mini cruzeiros de dois ou três dias para os entusiastas do mergulho.

Quadrado

Você encontrará algumas das mais belas do Brasil, como a Pousada Uxua ou a Estrela d’Agua, mas também pequenas e charmosas casas coloridas no bairro do Quadrado. O Quadrado, é considerado um dos lugares mais famosos do Brasil.

Mas se você ainda não conhece, podemos garantir que é praticamente impossível não se apaixonar por este lugar encantador.

Praia do espelho

Na Praia do Espelho, uma das cinco praias mais bonitas do Brasil. Seu nome é “praia de espelho”, porque a água é como um espelho, uma praia paradisíaca que pode ser alcançada a pé para passar o dia.

A gastronomia baiana é conhecida por ser uma das melhores do Brasil e em Trancoso você encontrará uma mistura de cozinha baiana original com influências modernas de todo o mundo.

Por fim, devemos destacar que Trancoso fica a meio caminho entre Porto Seguro e Caraíva. É, portanto, o local ideal para ficar por alguns dias antes de sair para descobrir o sul do estado da Bahia.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Principais dicas do que fazer em Lençóis Maranhenses

7 lugares fantásticos para conhecer em Guarapari