Saiba tudo sobre o Rio Tapajós

Com certeza você já ouviu falar no Rio Tapajós, ele é um dos principais rios do Brasil e é possível conhecer lugares únicos e encantadores que são as vilas a sua margem.

Saiba tudo sobre o Rio Tapajós e coloque na sua agenda entre os destinos nacionais que devem ser visitados pelo menos uma vez na vida. O Rio Tapajós é brasileiro e se inicia no estado de Mato Grosso banhando grande parte do estado do Pará desaguando no Rio Amazonas, o maior do país, ainda no Pará na cidade chamada Santarém.

Qual o significado de Tapajós?

Voltando um pouco na história todo mundo sabe que haviam muitas tribos indígenas no Brasil e Tapajós era o nome de uma grande e numeroso tribo que estava localizada na beira do rio.

Turismo no Rio Tapajós

Poucas pessoas conhecem as belezas das ilhas que formam o Rio Tapajós e encantam todos na cidade de Alter do Chão, no Pará. O local oferece atrações e atividades especiais, além da paisagem única do rio que tem dimensões de oceano. A vila em Santarém também tem festas e é ideal para quem busca tranquilidade em meio a paisagens naturais belíssimas.  

Alter do Chão, também ganhou o carinhoso apelido de Caribe Amazônico, por conta das praias que banham o local no período da vazante do Rio Tapajós. Os turistas amam as águas doces, quentes de tons únicos.

A energia do local é regeneradora, além disso a gastronomia típica do Norte é de dar água na boca.

Alter do Chão e o Rio Tapajós

A aldeia de pescadores está localizada a 38 quilômetros de Santarém e conta com uma população de apenas seis mil habitantes. É a segunda maior cidade do Pará que se oferece lindos cenários no período da vazante.

O que fazer no Rio Tapajós?

Umas das praias mais visitadas e a preferida pelos turistas é a chamada Ilha do Amor, que se localiza perto do centro e pode chegar de canoa. Ela também é parada dos Cruzeiros que transitam pela bacia do Rio Amazonas.

No mês de setembro a cidade oferece durante a noite a Festa do Siré com muitas cores e sabores. A festa ocorre ao longo de uma semana e traz muita música, danças e procissão.

O local é ideal para quem busca sossego e tranquilidade em comunhão com a natureza.

Gastronomia do Norte no Rio Tapajós

A culinária é a base de frutos do normal com deliciosos pratos de peixes, vale a pena experimentar o “bolinho de piracuí” e se refrescar com o açaí. Uma dica que vale a pena é andar de barco e assistir ao espetáculo do pôr do sol.

Durante o período de chuvas, que pode ir de dezembro a maio o rio transborda e chega nas praias e quiosques, já em junho e agosto as praias aparecem, sendo o período ideal para visitar o local.

Se você busca descansar com simplicidade e aproveitar a cultura do Norte à beira do Rio Tapajós confira algumas passagens aéreas baratas para o Pará e aproveite as belezas naturais do Brasil.

Veja Também:

  • Deixe um Comentário