Principais dicas do que se fazer em Capitólio – Minas Gerais

O dito popular de que minas não tem mar, nunca foi tão falso em relação a Capitólio. Essa represa de Furnas agraciou a região com lagos gigantescos de águas verde-esmeralda, criando verdadeiras praias para quem está a mais de 500 quilômetros do litoral.

Esse espelho d’água na região, que já é um dos maiores lagos artificiais do mundo, possui mais de 1400 quilômetros quadrados, e é quatro vezes maior que a Baía de Guanabara, famoso espaço do Rio de Janeiro.

Todo o cenário de Capitólio é emoldurado pelos cânions, que possuem quase 20 metros de altura, além de todas as grutas e maravilhosas cachoeiras, pontos turísticos marcados da região.

Para conseguir apreciar todo o conjunto dessa incrível obra, existem passeios típicos que podem ser feitos, a borda das escunas, lanchas ou chalanas, sempre com direito para banhos refrescantes pelo caminho.

O que você não pode perder em Capitólio

E aí, ficou curioso com a paisagem e quer programar sua próxima viagem para a bela e linda Capitólio, em Minas Gerais? Confira algumas dicas de passeios que separamos para você e que precisam estar em seu roteiro.

Além disso, no final desse artigo você vai poder encontrar passagens áreas muito mais baratas para chegar em Capitólio, e poder desfrutar das belezas naturais que essa região apresenta.

  1. Paraíso Perdido

Essa é uma das atrações mais conhecidas e procuras em Capitólio, já que é nela que se encontram 18 piscinas naturais e 8 incríveis quedas d’água cristalinas que correm por quartzitos brancos, fazendo jus ao nome do lugar.

Além disso, a paisagem ainda é coberta por uma vegetação típica da Serra da Canastra, o cerrado. O lugar fica mais ou menos 40 km de Capitólio, entre a cidade e Passos.

O local é todo demarcado por pegadas indicando a passagem, possui estacionamento e quando mais você adentra, mais bonito tudo fica. Os monitores estão lá para ajudar e é possível caminhar por todas as quedas.

  1. Morro do Chapéu

Com mais de 1.200 metros de altitude, esse mirante tem uma vista privilegiada e espetacular do Lago de Furnas e municípios das redondezas. Em seu topo é possível encontrar uma capela de Nossa Senhora dos Desamparados.

O espaço fica a 12 km de Capitólio, e o percurso é feito por uma estrada de terra. A entrada é gratuita.

  1. Trilha do Sol

Essa trilha é uma atração completa, cheia de piscinas naturais e cachoeiras. O Poço Dourado e a Cachoeira do Grito por exemplo, são espaços disputados para o banho.

Dentro dela ainda existe o Escorregador de Pedras, uma piscina de água corrente um restaurante e um redário. A entrada é entre R$ 35,00 e R$ 40,00, dependendo da temporada que o visitante for.

  1. Lagoa Azul

Ao lado do paraíso proibido, essa cachoeira é um dos pontos mais conhecidos e famosos de Capitólio. Esse poço brilhante e cristalino tem um aspecto azul e dourado e é ótimo para um banho.

Existem dois modos de visitação, um vindo do passeio do Lago de Furnas, e outro pelo Empório Lagoa Azul, no qual o visitante recebe uma pulseira e pode percorrer mais de 20 km de Capitólio para chegar no local.

Além disso, a pousada com o mesmo nome oferece acesso livre a atração para seus hospedes, sendo a mesma pousada que organiza todos os passeios de escuna no lago.

  1. Passeio no Lago de Furnas

Quase todos os passeios saem da Ponte do rio Turvo, a 15 km de Capitólio, com vários estacionamentos, quiosques e restaurantes próximos ao local de partida.

Passeios de Catamarã e Chalana são mais lentos e podem demorar cerca de 4 horas, sendo as opções mais baratas para quem procura economizar. Já os de lancha são um pouco mais altos, e demoram muito menos tempo.

Com eles é possível visitar a Cachoeira Cascatinha e o Vale dos Tucanos. Ainda existe a possibilidade de criar passeios mais exclusivos para um grupo, em outros pontos, agendando o serviço nos escritórios perto da ponte.

E aí, gostou das dicas? Então agora é hora de arrumar a mala e se preparar para ter uma viagem incrível em Capitólio, conhecendo todas as paisagens naturais que ela pode oferecer. Passagens mais baratas você encontra aqui.

Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

Comments

comments

Conheça os 8 melhores pontos turísticos de Brasília

Conheça os melhores pontos turísticos de Angra dos Reis